O furacão Usagi atingiu a parte do sul do Japão quinta-feira 2, causando destruição e deixando 18 pessoas feridas, na segunda tempestade tropical do tipo a atingir o Japão em menos de um mês.

De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão, os ventos chegaram a 126 quilômetros por hora.

Em Ube (Yamaguchi), os ventos causaram deslizamentos de terra em certas regiões. O furacão afetou também o transporte aéreo e as estradas. As companhias de aviação Japan Airlines e All Nippon Airways cancelaram mais de 240 vôos com saída e chegada para Miyazaki, Kagoshima e outras cidades da região. Enquanto isso, a East Japan Railway e a West Japan Railway suspenderam um total de 14 viagens noturnas para Kyushu e Shikoku.

Além disso, blecautes afetaram cerca de 15,2 mil residências em sete províncias de Kyushu.

O furacão Usagi é o quinto do tipo a atingir o país nesta estação. O último foi o Man-yi, um dos mais fortes das últimas décadas.

“O furacão não foi tão poderoso quanto prevíamos, mas é forte. Já avisamos moradores para tomarem cuidado com os ventos e as tempestades, que podem aumentar a medida que o furacão se aproxima”, disse Nobuoyoshi Namikawa, que trabalha no setor de prevenção de desastres no governo de Miyazaki.

Publicado originalmente no site do jornal Tudo Bem em 05/08/2007.