Photos.com

O que tornaria a sua vida melhor? Um carro novo? Mais saúde? Um salário de 2 mil ienes por hora? Algo pequeno, como um boa vaga no estacionamento todos os dias? Algo grande, como uma mansão de milhões de reais?

Para a australiana Rhonda Byrne, autora do DVD e do livro de auto-ajuda O Segredo, que venderam juntos 8 milhões de unidades em todo o mundo, qualquer um desses desejos está incrivelmente ao alcance das mãos ou, para ser mais preciso, da mente. O único instrumento necessário para agarrá-lo seria o pensamento positivo. Mais nada.

Não é uma idéia nova. Desde o final do século XIX, autores de correntes que unem filosofia e religião trabalham com o conceito de que o pensamento positivo pode mudar radicalmente a vida de quem o pratica. A própria Byrne, no desenvolvimento de seu trabalho, inspirou-se em um livro do começo do século XX, A Ciência de Ficar Rico, de 1910, escrito por Wallace D. Wattles, uma obra que ensina a ganhar dinheiro através da mentalização de coisas boas.

O Segredo é a volta em grande estilo da crença na força do pensamento positivo. O livro atraiu uma multidão de seguidores. Só a comunidade brasileira de O Segredo no Orkut possui mais de 12 mil fãs; muitos deles atribuem aos ensinamentos do DVD/livro aquisições de bens como terrenos, casas e até o encontro do par ideal.

Mas como exatamente funcionaria o pensamento positivo e como ele afetaria o dia-a-dia de alguém? Byrne explica que o segredo da vida seria a Lei da Atração. Segundo ela, o universo inteiro (incluindo os seres humanos) seria formado por energia e, conseqüentemente, tudo e todos estariam conectados diretamente por canais energéticos. Haveria tipos de energia negativa e positiva. Nossos pensamentos seriam como ímãs e teriam uma freqüência específica. Dessa forma, quando uma pessoa pensa, ela emite uma onda magnética para o universo e atrai as energias que estão na mesma freqüência. Se o pensamento for positivo, deve atrair coisas boas. Se for negativo, atrairá coisas ruins.

Se o seu desejo, portanto, for o de possuir dez mil reais no banco, basta imaginar que esse valor já está na sua conta e se sentir bem com isso; ter, como os mestres de O Segredo chamam, uma fé inabalável de que o dinheiro estará lá. Mudando a freqüência do seu pensamento, o universo se encarregará de fazer o resto. Como uma lei natural, o cosmos se rearranjará para que seu pedido seja atendido de alguma forma. Parece improvável? Alguns milhões de pessoas já tentaram na prática. Muitas juram que funciona.

Penso, Logo Conquisto

Três passos
Há três passos para a obtenção daquilo que se deseja, segundo Rhonda Byrne. O primeiro, é pedir ao universo, em voz alta. Ao fazer isso, é possível ter com clareza o que se quer. A segunda etapa é acreditar que já possui o que pediu. Dessa forma, você muda sua energia e deixa a Lei da Atração agir: o universo promove acontecimentos e situações para que seu desejo seja realizado. O último passo é receber: tente projetar a emoção e os sentimentos de quando ganhar o objeto de desejo, a fim de colocar-se em uma freqüência favorável.

Agradecimento
Faça uma lista de tudo aquilo pelo qual você acha que deve ser grato. Isso ajuda a mudar sua energia e sua forma de pensar. Em vez, por exemplo, de enxergar as más qualidades de determinada pessoa com quem você se relaciona, tente ver suas características positivas. É um dos principais exercícios ensinados pelos mestres de O Segredo.

Visualização
Um item muito útil na obtenção daquilo que se deseja é o “painel de visualização”. É um quadro em que se colam fotografias e notas. Fixe nele retratos de alguém que você queira conquistar, imagens do carro que quer ganhar ou da casa dos sonhos. Imagine que esses itens já são seus e projete a sensação de recebê-los.

Atraia só o bem
Assim como os pensamentos positivos têm o poder de atrair coisas boas, os pensamentos negativos têm o poder de atrair coisas ruins. Quando você pensa sistematicamente, por exemplo, que não quer que algo de ruim aconteça, o universo interpreta essa mensagem como “eu quero que algo de ruim aconteça”. São pensamentos negativos. Pense, em vez disso, em uma mensagem como “eu quero que algo de bom aconteça”. Dessa forma, você estará atraindo as energias positivas do universo.

Pensamentos
Temos milhares de pensamentos todos os dias. Por isso, fiscalizar-se para que todos eles sejam positivos parece uma tarefa exaustiva, ou mesmo impossível. A forma mais simples de saber se você está tendo um pensamento negativo é perceber o seu humor, os seus sentimentos. Se você está se sentindo bem, isso quer dizer que seus pensamentos são positivos. Há elementos chamados modificadores em O Segredo: músicas, lembranças felizes, animais de estimação. Eles são capazes de mudar seus sentimentos instantaneamente.

Comece pequeno
Para testar as técnicas de O Segredo, comece com algo pequeno, como uma bala. Foque suas atençôes e pensamentos na obtenção de uma bala. Pense na sensação de degustá-la e na felicidade de recebê-la. Ao testar as possibilidades de O Segredo, você se prepara para alcançar coisas maiores

Pensamento positivo

Photos.com

Os primeiros autores ocidentais que escreveram sobre o poder do pensamento positivo pertencem a um movimento do final do século XIX, o Novo Pensamento, fundado pelo americano Phineas Parkhurst Quimby. Segundo ele, a origem das doenças estaria na mente humana e, por isso, a cura seria possível pela mera sugestão, através do pensamento positivo. Antes da autora de O Segredo, Rhonda Byrne, o pastor metodista Norman Vincent Peale já havia feito sucesso ao escrever, em 1952, sobre o assunto. Seu livro O Poder do Pensamento Positivo vendeu bem e chegou às mãos de gente poderosa, como o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, fã declarado de Peale. É atribuído ao pastor a frase: “Mude seus pensamentos e você muda o seu mundo”. Apesar do frisson, essas obras de auto-ajuda sobre pensamento positivo não possuem embasamento científico concreto. Até hoje, não foi comprovada cientificamente a eficácia do pensamento positivo para atrair bens materiais.

DivulgaçãoO livro e o DVD
Com 6 milhões de unidades vendidas, o livro O Segredo, lançado no Brasil pela editora Ediouro, é o maior sucesso editorial na área de autoajuda de todos os tempos. O documentário homônimo, que deu origem a ele, lançado em DVD e distribuído pela Sony, também saiu-se bem: 2 milhões de cópias vendidas no mundo. Em ambos, DVD e livro, a produtora de programas televisivos Rhonda Byrne apresenta especialistas (teólogos, metafísicos, filósofos etc) que ensinam sobre o uso do pensamento positivo para alcançar grandes feitos.

Reprotagem: Gabriel Nanbu