O Monkey Park, em Inuyama (Aichi), conta com um parque de diversões e cerca de mil animais, de 130 espécies diferentes

Além das luzes que embelezam e enfeitam as principais cidades japonesas, o arquipélago também reserva outros tipos de diversões.

Há opções para passeios com as crianças, toda a família, para relaxar ou se divertir. Corajosos podem enfrentar cachoeiras, mesmo no frio, ou aproveitar a neve para esquiar e depois espantar as baixas temperaturas nas águas quentes e calmas de um onsen.

As crianças podem aproveitar bons momentos em aquários e zoológico. Para os jovens há parques de diversões e praias artificiais.

Seja qual for o passeio escolhido, o importante é aproveitar os poucos dias de descanso para relaxar e esquecer a pressão e correria acumulados no decorrer de 2007. Prepare-se para entrar em 2008 com a mente e o corpo relaxados, pronto para enfrentar o ano que se inicia.

AICHI

Nagoya

Show de golfinhos
Sem dúvida, a maior atração do Aquário de Nagoya é o show de golfinhos, realizado diariamente na piscina principal. Mas o complexo, situado na região portuária da cidade, possui ainda oito tanques principais e outras dezenas de menores, que ao todo abrigam cerca de 30 mil criaturas de 450 espécies, com destaque para as belugas e os pingüins.
Quando: de terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h (fechado de 18/12 a 6/1/08)
Local: região portuária de Nagoya, no bairro Minato
Como chegar: para quem vai de metrô, fica a sete minutos a pé da saída 3 da estação Nagoyako (linha Meijo). De carro, basta procurar a região portuária, no bairro Minato-ku, próximo à rota 23.
Preço: 2 mil ienes (adulto) e 500 ienes (criança)
Tel: 052-654-7080 (em japonês)
Site: www.nagoyaaqua.jp

Seto

Caminhadas
Conhecido por suas intrigantes formações rochosas, cavernas e cachoeiras, o Parque Iwayado é ideal para quem gosta de contemplar a natureza. Além das trilhas, o local integra a Rota de Caminhadas de Tokai, e possui acomodações para quem quiser pousar no local ou fazer um churrasco.
Local: Parque Iwayado
Como chegar: pegar um ônibus da JR, a partir da estação Meitetsu Owari-Seto de trem, e descer na parada Iwayado Onsen
Tel: 0561-85-2730

Inuyama

Parque dos Macacos
Situado numa reserva de privilegiada paisagem, o Monkey Park, um parque dedicado aos macacos, possui duas divisões. Uma é um parque de diversões. A outra traz informações sobre os primatas e cerca de mil animais, de 130 espécies, oriundos de todas as partes do mundo.
Quando: todos os dias, das 9h30 às 16h30 (fechado até 6/1/08)
Como chegar: acesso pela rodovia 41, na divida entre Aichi e Gifu
Preço: 1,5 mil ienes (adulto), 800 ienes (estudantes) e 600 ienes (crianças de até 3 anos)
Tel: 0568-61-0870 e 0568-61-2327

Cultura mundial
O parque Little World permite aos visitantes dar uma “volta ao mundo” através do contato com objetos e aspectos culturais de diversos países. São cerca de 30 construções que reproduzem os traços arquitetônicos de 22 países. O Brasil não foi incluído nesta relação.
Quando: diariamente, das 9h30 às 17h
Como chegar: a 20 minutos, de ônibus, a partir da estação Inuyama (linha Meitetsu)
Preço: 1,5 mil ienes (adulto), 800 ienes (estudantes de ensino médio) e 600 ienes (crianças)
Tel: 0568-62-5611

FUKUI

Sakai

Para todos
Próximo ao litoral, o parque temático Shibamasa World está dividido em seis zonas, oferecendo diversão para todas as idades: Water Area (piscina artificial com ondas e tobogãs), Active Area (golfe, dardo e outros esportes), Caribean Area (montanha russa, barco Viking, entre outros), Fantasy Area (para crianças), European Area (apresentações ao vivo, restaurantes e lojas) e Resort Area (camping).
Quando: diariamente, das 9h às 17h (no Golden Week e durante o verão, das 9h às 18h)
Preço: Passaporte por 3,5 mil ienes (adultos) e 2,5 mil ienes (crianças). Somente entrada, 1,5 mil ienes (adultos) e mil ienes (crianças)
Como chegar: Descer na estação Awara Onsen, na linha JR Hokuriku. Acesso por táxi (15 minutos)

Katsuyama

Seres pré-históricos
Os dinossauros sempre chamam a atenção das crianças e também de adultos, sejam em desenhos ou em filmes como Jurassic Park. Na Floresta dos Dinossauros (Kyouryu no Mori), os visitantes podem se divertir em uma grande área com parquinho, canoagem e outras atrações. Mas a atração principal é o museu, com reproduções fiéis de esqueletos das espécies que habitavam o planeta. Todos os anos, há uma exposição especial com tema diferente.
Quando: diariamente, das 8h30 às 20h30
Preço: acesso ao parque gratuito. Os ingressos para o museu custam 500 ienes (adultos), 400 ienes (estudantes colegiais e universitários) e 250 ienes (até estudantes primários)
Como chegar: a partir da estação Katsuyama (linha Katsuyama Eiheijisen), pegar ônibus comunitário direto para o local (15 minutos)

GIFU

Yoro

Para refletir
Quem gosta de arte contemporânea não pode deixar de conhecer o Sítio do Destino Reversível, no Parque de Yoro. Mantido pelo Museu de Arte Contemporânea de Nagi, o parque é uma “obra de arte gigante” que promete suscitar muitas reflexões aos visitantes, nos âmbitos físico e espiritual, em meio a paisagens exuberantes. As instalações têm nomes curiosos: Casa da Semelhança Crítica (labirinto com telhado em forma do mapa de Gifu) e Campo Elíptico (nove pavilhões que reproduzem o mapa do Japão e mais 148 trilhas que se entrelaçam). Para relaxar, o parque oferece piscina, mini-campo de golfe e áreas para piquenique e meditação.
Quando: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h (fechado de 29/12 a 3/1/08)
Local: Yoro Park
Como chegar: a 10 minutos, a pé, a partir da estação Yoro (linha Kintetsu Yoro)
Preço: 710 ienes (adultos), 510 ienes (estudantes do ensino médio) e 300 ienes (estudantes do fundamental), com desconto para turmas a partir de 20 pessoas
Tel: 0584-32-4592
Site: www.yoro-park.com/e/rev/

GUNMA

Kusatsu

Esqui e onsen
Duas atrações reunidas em um só local: o esqui de Kusatsu para os aventureiros e os famosos onsens da região para relaxar.
Quando: todos os dias, das 8h às 17h
Preço: 4,5 mil ienes (adulto) e 3,8 mil ienes (criança) o ski; onsens sob consulta
Como chegar: a 30 min. da estação de trem Naganohara Kusatsuguchi, pela linha Agatsuma

IBARAKI

Fukuroda

Cachoeira Fukuroda
É considerada uma das três mais belas cachoeiras do Japão. Tem cerca de 120 metros de altura e 73 metros de largura. A beleza da natureza impressiona durante o ano inteiro. Durante o inverno, as águas ficam congeladas.
Como chegar: próximo a estação de trem Fukuroda

KANAGAWA

Yokohama

Diversão garantida
O Hakkeijima Sea Paradise é um parque com montanhas-russas, como o Surf Coaster – metade da estrutura fica suspensa no mar, dando a sensação de que o carrinho pode fazer um mergulho em uma das descidas. Com 107 metros de altura, o Blue Fall tem uma queda livre a 125 quilômetros por hora.
Quando: todos os dias, das 9h às 20h30
Preço da entrada: gratuito – preço do passaporte com direito a todas as atrações: 4,9 mil ienes (adultos), 3,5 mil (estudantes primários e ginasiais) e 2 mil (crianças de 4 anos até o início do primário)
Como chegar: a partir da estação de Yokohama, pegar o trem expresso Keihin até a estação Kanazawa Hakkei, de onde sai o trem Seaside Line até a estação Hakkeijima

KYOTO

Kyoto

Coisa de cinema
O cinema japonês é o tema do Toei Uzumasa Eigamura, também conhecido como Kyoto Studio Park ou Toei Movie Land. O parque dispõe de réplicas de cenários que ficaram eternizados em clássicos do cinema e da teledramaturgia japonesa, além de divertidas atrações temáticas, como uma “casa do espanto”, simulações de filmagens (que mostram técnicas cinematográficas ao vivo), cidades cenográficas, tudo sobre o teatro nipônico e até mesmo instalações sobre o Japão antigo (com destaque para a reprodução de casas de samurais e a circulação de riquixás). Também é possível ser fotografado com mais de 30 trajes de samurais, gueixas e ninjas, entre outras figuras típicas da cultura japonesa.
Quando: todos os dias, das 9h às 17h (fechado de 25/12 a 31/12)
Local: Toei Uzumasa Eigamura
Como chegar: a 5 minutos, a pé, a partir da estação Uzumasa de trem (linha Keifuku Arashiyama)
Preço: 2,2 mil ienes (adultos), 1,3 mil ienes (estudantes de ensino médio) e 1,1 mil ienes (crianças)
Tel: 075-864-7718
Site: www.eigamura30.com

MIE

Ise

Aquário interativo
Mais interativo do que outros aquários japoneses, o Futami Sea Paradise permite que os visitantes tenham contato com diversos animais aquáticos – pode-se tocar golfinhos, focas e um gigante leão marinho. Pingüins e morsas são um atrativo à parte. Em horários variados, sujeitos a modificações, há shows com os animais.
Quando: todos os dias, das 9h às 17h
Local: Futami Sea Paradise
Como chegar: a 15 minutos, a pé, a partir da estação Futami de trem (linha JR)
Preço: 1,3 mil ienes (adulto), 600 ienes (estudantes) e 300 ienes (crianças)
Tel: 0596-42-1760
Site: www.futami-seaparadise.com

NAGANO

Nagano

Zoológico gratuito
Os animais são a atração principal do Zoológico Jouyama, mas os visitantes também podem aproveitar um pequeno parque de diversões gratuito. O zoológico conta com macacos, leões marinhos e aves como pelicanos e flamingos.
Quando: todos os dias, das 9h às 16h30. No período de dezembro a fevereiro, fecha as segundas-feiras
Preço: gratuito
Como chegar: a partir da estação Nagano (linha JR), pegar ônibus da empresa Nagano Dentetsu e descer no ponto Doubutsuen

OKAYAMA

Kurashiki

Dinamarca
O parque temático Kurashiki Tivoli Park faz referência a Dinamarca. O local abriga aproximadamente 50 mil árvores, 900 flores, casas, castelos e diversas atrações em um cenário europeu. São várias apresentações, parque de diversões, passeio de pedalinho e de trem. Há também muitos restaurantes no parque.
Quando: todos os dias, das 10h às 21h
Como chegar: próximo a da estação de trem Kurashiki
Preço: 3,4 mil ienes (adulto) e 2,4 mil ienes (criança)

OSAKA

Osaka

Aquário Kaiyukan
Uma opção interessante para crianças e adultos é o Aquário de Osaka, conhecido como Kaiyukan, um dos maiores do mundo. Ao todo, seus 15 tanques comportam 11 mil toneladas de água e abriga 30 mil animais marinhos. São mais de 580 diferentes espécies de peixes, plantas, animais invertebrados, répteis, batráquios, aves e mamíferos.
Quando: todos os dias, das 10h às 20h
Local: Aquário Kaiyukan
Como chegar: próximo à estação Sakurajima de trem e à rodovia 172
Preço: 2 mil ienes (adultos), 900 ienes (estudantes) e 400 ienes (crianças)
Tel: 06-6576-5501
Site: www.kaiyukan.com

SAITAMA

Miyashiro

Parque
Tobu Doubutsu Koen é um lugar perfeito para fazer um passeio com toda a família. Além dos brinquedos oferecidos como montanhas-russas, o local conta ainda com um zoológico para a alegria da criançada.
Quando: todos os dias (exceto dias 31/12 e 1/12), das 10h às 16h30
Preço: 700 ienes (criança) e 1,5 mil ienes (adulto)
Como chegar: a 20 minutos de carro da saída Kuki, pela rodovia expressa Tohoku

Publicado originalmente no site do jornal Tudo Bem em 27/12/2007.